Dr. Carlos Henrique Oliva

Imagem Dr. Carlos Henrique Oliva

Biografia:

Dr Carlos Henrique Oliva nasceu em Curitiba/PR, em 1981. Filho de Dr. Carlos Alberto Oliva, Cardiologista renomado na região, e Maria Amélia Oliva, mãe carinhosa e dedicada à formação moral e ética dos seus 3 filhos.

De formação Católica, Dr. Oliva aprendeu e desenvolveu valores tipicamente Cristãos: o Amor a Deus sobre todas as coisas, enxergando nos próximos toda a dignidade e valor do ser humano.

Com essa mentalidade, iniciou o curso de Medicina na UFPR, frequentemente reconhecida como a melhor Universidade do Estado do Paraná.

Dedicou-se intensamente aos estudos, com grande ânimo e disposição, participando de estágios e monitorias de grande diversidade de áreas médicas: Biologia Celular, Anatomia Humana e Neuroanatomia, Ginecologia e Obstetrícia, Dermatologia e, claro, Psiquiatria, área que gerou enorme interesse pessoal, pois alcança a mais específica, misteriosa e profunda característica do ser humano: a mente.

Ao longo da graduação médica, sua principal fonte de conhecimento teórico foram livros técnicos assinados pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Com o reconhecimento do valor desta universidade brasileira, iniciou planejamento para especializar-se em Psiquiatria nesta Universidade, onde se oferece uma das melhores, senão a melhor, formação em Psiquiatria no Brasil.

Sendo aprovado já na primeira tentativa, neste importante e difícil concurso de Residência Médica, solicitou voluntariamente que seu início fosse postergado para que servisse no Exército Brasileiro, por um ano, objetivando alargar experiência de vida.

Serviu no 15 Companhia de Engenharia de Combate, em Palmas/PR, sendo médico de combate, participando do PELOPES (Pelotão de Operações Especiais) e Chefe da Divisão de Saúde. Este período marcou muito sua formação pessoal, aprendendo o espírito de "cumprimento de missão" como nenhuma outra instituição poderia ensinar. Após esse período excepcional, retornou aos estudos para compreensão da mente humana, ingressando em residência médica - UNIFESP.

Sempre buscando a perfeição técnica, envolveu-se em muitas atividades de ensino e produção científica, sendo dignas de nota a participação de estágio em uma das melhores universidades do mundo (Harvard Medical School) e a permanência na UNIPETE - UNIFESP, um dos maiores centros de estudo e atendimento em epilepsia do Brasil, durante cerca de 3 anos, onde criou grande intimidade com a neurologia, e estudou de maneira pioneira, com grupo acadêmico, doenças psiquiátricas em portadores de Epilepsia.

Envolveu-se em diversas atividades de ensino, sendo orientador de alunos da Residência de Psiquiatria - UNIFESP, na disciplina de doenças psiquiátricas na epilepsia. Foi convidado a participar da criação da Residência de Psiquiatria no CAPS de São Bernardo do Campo e na preceptoria dos residentes de psiquiatria da Faculdade de Medicina do ABC. Visto como um excitante desafio, manteve-se em dedicação integral a este projeto, chegando a mudar sua residência de São Paulo para São Bernardo do Campo.

Após esse período, Dr. Oliva decidir iniciar empreendedorismo no serviço de saúde mental, pois acreditava que a livre iniciativa, sem regulação de estado ou empresas de convênio médico, poderia conferir-lhe maior capacidade de focar seus esforços no objetivo final: alcançar níveis de excelência na experiência da pessoa comum que deseja orientação psiquiátrica.

Ao iniciar seus atendimentos em consultório particular, percebeu que a ponta do conhecimento técnico, no Brasil, fica restrita aos muros das Universidades, pois os médicos de grande habilidade ou dedicam-se exclusivamente a pesquisa e ensino ou dedicam pequena parte de seu tempo útil ao atendimento de consultório.

Dr. Oliva deseja reequilibrar este sistema, direcionando toda sua energia ao melhor atendimento dos seus pacientes. Desde uma aproximação honesta, transparente e dedicada, até a orientação de todo o seu trabalho científico para o objetivo final de trazer impacto positivo ao paciente do consultório.

Atualmente mora em São Bernardo do Campo. Sua dedicação profissional é exclusiva aos pacientes de seu consultório.

Casado, pai de 2 filhos, tem explorado a importância da reflexão filosófica e espiritual para plenitude da experiência da vida humana, além do bom funcionamento biológico do cérebro, órgão que desdobra seu funcionamento em atividade humana tão fantástica, que chamamos de mente.

Mônica Oliva - de sua esposa, com carinho.

Currículo

Formação:

  • Graduação em Medicina pela UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Residência Médica em Psiquiatria - UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo
  • Estágio em Neuromodulação - Harvard Medical School

Carreira:

  • Residência médica na UNIFESP, fazendo treinamento nas diversas áreas tradicionais oferecidas para psiquiatras, além de estágio extraordinário na Harvard Medical School;
  • Experiência em emergências psiquiátricas, interconsulta, ambulatório de especialidade, CAPS, internação hospitalar e hospital-dia;
  • Experiência em quadros de alta complexidade de Dependência Química como médico diarista da observação do CRATOD - São Paulo;
  • Experiência como Psiquiatra Assistente de Pacientes Internados - Hospital Bezerra de Meneses;
  • Experiência com TMS (Estimulação Magnética Transcraniana);
  • Experiência com tratamento psiquiátrico em pacientes portadores de Epilepsia;
  • Experiência em segurança psiquiátrica - Hospital Israelita Albert Eistein;
  • Experiência em ensino de Residência Médica como orientador-preceptor em: estágio de neurologia na residência de PSIQUIATRIA-UNIFESP, estágio de emergência psiquiátrica da psiquiatria da FMABC e estágio em CAPS da residência médica de São Bernardo do Campo;
  • Experiência em atividades científicas com participação em grupos de pesquisa em epilepsia/neurologia (UNIPETE-UNIFESP), Transtorno Bipolar (PRODAF-UNIFESP) e tratamentos biológicos (HARVARD).